Gastronomia

Empresarial

Cardápios variados, saborosos e equilibrados

Projetos

Modernos

Ambientes modernos e aconchegantes

Dicas

  • PAT (Pro­grama de Ali­men­tação do Tra­ba­lhador)

    O PAT é um programa de complementação alimentar no qual o governo, empresa e trabalhadores partilham responsabilidades e tem como princípio norteador o atendimento ao trabalhador de baixa renda, melhorando suas condições nutricionais e gerando, conseqüentemente, saúde, bem-estar e maior produtividade.

    O PAT tem por objetivo melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas na qualidade de vida, na redução de acidentes de trabalho e no aumento da produtividade.

    Clique AQUI e acesse todas as informações direto do site do Ministério do Trabalho e Emprego.

     

  • Significado das cores nos alimentos

    As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham, freqüentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas.

    As cores dos alimentos denotam a presença de pigmentos e, por isso, uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável.

    Clique AQUI e saiba o significado das cores em cada grupo de alimentos.

  • A nova pi­râ­mide ali­mentar O novo con­ceito de ali­men­tação sau­dável (Walter C. Wil­lett)

  • Os nutrientes e suas funções

    A Nutrição é a ciência que estuda a ação dos alimentos no organismo humano.

    A alimentação deve ser equilibrada, contendo todos os nutrientes necessários. De acordo com a função que desempenham no organismo humano, os alimentos podem ser classificados em três grupos principais: Construtores, Energéticos e Reguladores.

    Clique AQUI e saiba mais sobre cada grupo.

  • 10 dicas para cuidar da saúde

    1) Estabeleça horários para as refeições, distribuindo-as em 5 a 6 refeições por dia.

    2) Consuma variados tipos de legumes, verduras e frutas. Use sempre aqueles de coloração intensa, como os verde-escuros e amarelos.

    3) Escolha alimentos ricos em fibras: verduras, frutas e legumes, leguminosas (feijões), cereais integrais como arroz, pão e farinhas (aveia, trigo etc.).

    4) Evite os alimentos ricos em açúcares, como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas.

    5) Consuma pouco sal de cozinha. Evite alto teor de sal, temperos prontos e alimentos industrializados. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha e orégano), especiarias e limão para tornar as refeições mais saborosas.

    6) Diminua o consumo de gordura:

    • diminua a quantidade de manteiga e margarina que você consome;
    • evite frituras e alimentos industrializados que contêm gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes (leia no rótulo dos alimentos);
    • dê preferência para: leite desnatado, queijos brancos (ricota, frescal), carnes magras (frango, peixe) e alimentos preparados com pouco óleo e gordura.

    7) Evite fumo e bebidas alcoólicas.

    8) Beba água!

    9) Mantenha um peso saudável. O ideal é um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 e 24,9.

    10) Tenha uma alimentação saudável e uma atividade física moderada e regular. Assim você terá um peso adequado, que também é importante para o controle do diabetes e da hipertensão.

    Fonte: Ministério da Saúde (Plano Nacional de Ação Integral à Hipertensão e Diabetes Mellitus)

  • Índice de Massa Corporal
    CALCULAR
  • Mo­delo de Car­dápio

    Confira AQUI o modelo de cardápio desenvolvido pelos nutricionistas da Nupratto Restaurantes Empresariais. Os cardápios são sempre formados em cima das necessidades de cada cliente.